Blog totalmente gospel de Presidente Médici-MA

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Quinze serrarias clandestinas são fechadas em operação no Maranhão, inclusive uma em Zé Doca

Serraria de Zé Doca Após a Operação (Foto/Josué Mesquita)
Toras de madeiras, equipamentos e maquinários foram destruídos pela operação deflagada no entorno da reserva indígena do Alto Turi. 
Quinze serrarias que atuavam de forma clandestina no entorno da reserva indígena Alto Turi, no norte do Maranhão, foram desativadas e tiveram os equipamentos destruídos durante operação da Polícia Civil e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As toras de madeiras encontradas nesses locais foram incineradas.
“Todo mundo se evadiu. A gente não sabe quem é o dono, o responsável. Se a gente sair, ele vai vir tirar a serraria e colocar em outro local. Ele vai continuar causando dano ao meio ambiente, por isso destruímos”, explicou o fiscal do Ibama Givanildo Lima, chefe da operação.
A madeira extraída ilegalmente das terras dos índios Ka'apor enchem os pátios das serrarias clandestinas. Em Zé Doca, a 400 quilômetros de São Luís (MA), os fiscais encontraram madeira estocada e constataram a ausência de licença ambiental. O valor da multa aplicada foi de
R$ 110 mil.

Em outra serraria não havia estoque de madeira, mas mesmo assim o local foi embargado e os equipamentos lacrados. Foi feito o termo de infração por ela funcionar sem a licença outorgada pelo órgão ambiental competente e acabou tendo a atividade embargada.  A ação foi motivada após denúncias feitas pelos índios Ka'apor.
Na semana passada, uma operação da polícia conseguiu desarticular 11 serrarias que ficavam próximas a aldeias indigenas, nas cidades de Centro do Guilherme, Centro Novo e Buriticupu, no interior do Maranhão. Além de cortar e retirar madeiras ilegalmente das matas, as serrarias clandestinas também praticavam furto de energia.
Serraria de Zé Doca Após a Operação (Foto/Josué Mesquita)

Serraria de Zé Doca Após a Operação (Foto/Josué Mesquita)


Serraria de Zé Doca Após a
 Operação (Foto/Josué Mesquita)

Serraria de Zé Doca Após a Operação (Foto/Josué Mesquita)
Operação realizada na última segunda feira 23 de novembro de 2015
Texto do G1 MA
 (Fotos/Josué Mesquita)

Nenhum comentário:

Seja você também seguidor do blog mais acessado de Presidente Médici-MA.