Blog totalmente gospel de Presidente Médici-MA

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Em Combate à agiotagem ex-prefeito Curió e esposa são presos e levados para Penitenciária de Pedrinhas

Domingos Curió, Turilândia.

Ex-prefeito Curió (à direita) e a sua esposa Ângela (esquerda) são levados para a viatura da PM em companhia do advogado.
A Polícia Civil, por intermédio da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor), prendeu, na manhã desta sexta-feira (24), o ex-prefeito de Turilândia, Domingos Sávio Fonseca Silva, o Domingos Curió e sua esposa, Ângela Maria Everton. O casal seria acusado de desviar dinheiro público em esquemas com agiotas.
Domingos Curió é pai do atual prefeito de Governador Nunes Freire, Marcel Everton Dantas Silva, o Marcel Curió.
A operação é mais uma etapa das ações de combate à agiotagem no Maranhão, envolvendo gestores e ex-gestores de diversas prefeituras, muitas delas controladas por agiotas financiadores de campanhas eleitorais.
Esse esquema de agiotagem envolvendo prefeituras foi descoberto quando da realização da ‘Operação Detonando’, que investigou a morte do jornalista e blogueiro Décio Sá. No desbaratamento da quadrilha liderada pelo agiota Gláucio Alencar, a polícia encontrou cheques de diversas prefeituras, dentre elas a da cidade de Turilândia.
Acusado de ser um dos mandantes da morte do jornalista Décio Sá, o agiota Gláucio Alencar está preso desde 2012. Ele era dono de diversas ‘empresas’ utilizadas no esquema de desvios de dinheiro de diversas prefeituras.
O ex-prefeito e a esposa foram apresentados nesta tarde, às 15h, na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Acompanhe!
Acompanhados de advogados, o ex-prefeito do município de Turilândia, Domingos Sávio Fonseca Silva, o Curió, e a sua esposa, Ângela Maria Everton, que ocupou o cargo de secretária municipal na gestão do marido, estiveram prestando depoimento na Seccor – Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção, na tarde desta sexta-feira(24). O casal foi preso nesta manhã sob a acusação de desvio de recursos públicos, e deverão responder na Justiça pelos crimes de corrupção ativa, passiva, lavagem de dinheiro, peculato, associação criminosa, entre outros.
Ambos estão envolvidos no esquema de agiotagem liderado pelo empresário Gláucio Alencar e o pai dele, José Alencar de Miranda, pai e filho teria desviado mais de R$ 100 milhões das prefeituras maranhense, segundo investigação do Ministério Público.
Após serem ouvidos pelos delegados da Seccor, Curió e sua esposa foram levados para o Centro de Triagem de Pedrinhas, onde deverão ser encaminhados para as decidas cadas de detenção.
Curió e Ângela foram levados para o Centro de Triagem no complexo penitenciário de Pedrinhas. A prisão do casal foi decretada provisoriamente por cinco dias prorrogáveis pelo mesmo período, e pode ser transformada em preventiva.

13523945_1090938157653019_1150687639_o
Prefeito foi levado para o centro de Triagem do Complexo Penitenciário de Pedinhas.
Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (24) para detalhar a prisão do ex-prefeito de Turilândia, Domingos Sávio Fonseca Silva, o Curió, e sua esposa, Ângela Maria Everton, o secretário de Segurança Pública Jerfessor Portela, esclareceu que a ação é resultante da análise do montante de documentos apreendidos pela polícia no dia 13 de junho de 2012, durante cumprimento de um mandado e busca e apreensão na casa de agiota Glaucio Alencar e seu pai José Alencar de Miranda.
Naquela ocasião foram recolhidos cadernos de anotações, autorização para saques e cheques, muitos deles assinados em branco.
O delegado Geral de Polícia Civil do Maranhão, Lawrence Pereira, também participou da coletiva, ele explicou que as prisões fazem parte do desdobramento da Operação Detonando. “O ex-prefeito Curió e sua esposa locupletaram-se do erário e desviaram recursos para interesses particulares”, diz delegado sobre o casal preso. 
13499542_1090938294319672_1045970211_o
Prefeito Curió foi preso em São Luís.
O Chefe do Primeiro Departamento de Combate à Corrupção, delegado Leonardo Bastian Fagundes, que comandou essa fase da operação, explicou que as duas residências do casal Curió foram vasculhadas simultâneas, tanto na Avenida Principal no centro de Turilândia, quanto em São Luís, na casa localizada na rua Plutão, bairro do Recanto do Vinhais.
Ainda de acordo com o delegado, durante o cumprimento de busca e apreensões desta manhã, foram apreendidos diversos documentos que serão analisados pela equipe de investigação da Seccor. “A justiça autorizou a quebra de sigilo bancário do ex-prefeito pedido pelo Ministério Público, entretanto, essas informações ainda não chegaram à política”, disse Leonardo.
Relação com os filhos

A polícia ainda não sabe o volume de recursos desviados, pois muitos dos cheques apreendidos estão assinados sem o valor. A Seccor também investiga a relação dos desvios de recursos com a prefeitura de Nunes Freire, administrada pelo prefeito Marcel Curió – filho do casal preso. E ainda se esse dinheiro desviado estar sendo aplicado na pré-campanha a prefeito de outro filho, Paulo Curió, em Turilândia.
Fonte blog do Domingos Costa

Nenhum comentário:

Seja você também seguidor do blog mais acessado de Presidente Médici-MA.