Blog totalmente gospel de Presidente Médici-MA

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Possíveis temas para a redação do Enem

Veja a seleção de temas dos professores do Cursinho pH, do Rio, e Intergraus, de São Paulo. Vários deles já estão sendo abordados neste blog com propostas e redações comentadas.
A convite deste blog, os professores Luciano Segura, que leciona redação no Cursinho Intergraus, de São Paulo, e Thiago Braga, professor e coordenador de Língua Portuguesa e redação do Colégio e Cursinho pH, do Rio de Janeiro, sugeriram temas que podem cair na prova do Enem 2016. São assuntos possíveis também nos vestibulares 2017, como o da Fuvest e outras 39 universidades públicas que ainda mantém provas próprias de redação.
1 – Inclusão social
Juntos, mas separados: favela versus área urbanizada no Rio de Janeiro  (iStock/Peeter Viisimaa)
Para Luciano Segura, destacam-se neste momento os Movimentos de Inclusão como recorte dos direitos humanos. “Eles estão muito em evidência. Os direitos da mulher já foram abordados, o de refugiados imigrantes, idosos, mas há outros, como a participação
inclusiva das comunidades (favelas) no conjunto da sociedade, tema que vimos na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.”
O professor destaca que os temas ilustrados naquela cerimônia são suficientemente fortes para serem abordados nas provas de redação. Por exemplo:
     2 – Respeito à diversidade de gênero.
     3 – A necessidade de preservar a natureza.
     4 – A valorização do índio. Segundo o Censo 2010, o Brasil possui mais de 890 mil índios, distribuídos por 274 idiomas próprios.
     5 – Limites da liberdade de expressão. Outro tema atual destacado por Luciano Segura. O tema abrange desde as injúrias raciais em espaços públicos e na internet até as declarações racistas, homofóbicas e de apologia à ditadura militar feitas pelo deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

Para Thiago Braga, do Cursinho pH, o mais forte candidato para a prova deste ano é o tema Mobilidade urbana, que  também destacamos na edição 2017 do Guia do Estudante Redação e neste blog. “É o tema em que mais aposto, pois une sociedade e meio ambiente. A gente vive esse caos no transporte, que também contribui para a emissão de gás carbônico. É um tema na prova que conjugue a possibilidade de maior mobilidade e de um transporte mais limpo, com ciclovias e benefícios ambientais. É forte candidato porque os estudantes podem propor muita coisa, estamos esperando que caia há alguns anos e ainda não caiu”, diz Braga.
iStock/Sasa69M
Agora, as demais apostas do professor Thiago Braga.
     2 – O Esporte como fator de integração e o legado das Olimpíadas. “Estamos esperando um tema do esporte há muito tempo. Dois dos nossos medalhistas de ouro vieram de programas sociais ligados ao esporte, e vemos vínculos com ascensão social, a iniciativa privada adotando políticas de marketing por meio do esporte.”
     3 – Racismo e intolerância. “A discussão de racismo ainda não aconteceu no Enem. Em 2007 tivemos O desafio de se conviver com a diferença, mas não o racismo na visão do brasileiro, o fato dele não se aceitar como racista, o racismo endêmico e não assumido.”
     4 – Alternativas para a violência urbana. “O Enem nunca tratou da violência urbana no país, com elementos como o tráfico de drogas e armas e a violência policial”, diz Braga. “Atualmente, tramita no Congresso o Projeto de Lei 3722, que pretende alterar o Estatuto do Desarmamento e, permitir, por exemplo, que advogados e deputados possam ter porte de arma.”
     5 – Educação de qualidade no Brasil. “É minha última aposta”, diz Braga. Trata-se de tema diretamente afeto aos estudantes, inclui as medidas de inclusão, liga-se ao slogan de Pátria educadora e deverá ser tema de debates nas eleições deste ano.
     E aí? Achou as propostas interessantes? Algumas são muito desafiadoras!
Fonte: Guia do Estudante

Nenhum comentário:

Seja você também seguidor do blog mais acessado de Presidente Médici-MA.